terça-feira, 19 de maio de 2009

Honra

A HONRA
A Honra na concepção comum é o conjunto de atributos morais, intelectuais e físicos de uma pessoa, porém esse conceito é muito singelo consoante à importância do atributo honra para o ser humano.
Consoante preleciona Ivan Carlos de Lorenci, honra é o profundo sentimento de grandeza, de glória, de virtude e de probidade que cada um faz de si próprio, portanto a questão é sensivelmente subjetiva, haja vista, que cada ser humano tem embutido em seu subconsciente a valoração de seus atributos personalíssimos.
Assim, a ofensa a qualquer de seus atributos pessoais se caracteriza como fato típico e antijurídico, desta forma, requer punição ao ofensor por parte do Estado, que tem obrigação precípua de tutelar a individualidade de cada pessoa.
Dessa forma há que se caracterizar a honra em objetiva e subjetiva. Objetiva porque diz respeito ao conceito que os outros fazem de alguém, portanto quem ataca a honra objetiva de outra pessoa, também estará criando uma situação em que poderá acarretar uma mudança de conceito da sociedade em relação à pessoa ofendida, visto que lhe imputando fato seja ele falso ou ofensivo a sua reputação, estará conseqüentemente dificultando seu convívio social.
Quanto à honra subjetiva, podemos equacionar na forma do sentimento e no juízo que cada um faz de si mesmo, e é dividida em honra-dignidade que diz respeito às qualidades morais da pessoa e honra-decoro que preza pelas qualidades intelectuais e físicas.
Justamente por ser tão importante para cada pessoa é que a honra tem capítulo especial no Código Penal Pátrio, que caracteriza os crimes contra a honra em Calúnia, Difamação e injúria.

Multas da Cemig

Resolva todos os seus problemas de Irregularidades contra a Cemig/ SA

* Defendemos seus direitos.
* Ligação de urgência
* Defesa contra ligação Irregular, medidor sem lacre ( Gato)
* Defesa contra Aviso de débito de Irregularidade
* Defesa contra Tard ( Termo de acordo, renegociação de dívidas)

Não faça acordos com a Cemig/ SA sem antes nos procurar, temos a solução para os seus problemas. Entraremos na justiça para resolvermos a sua causa.

Advocacia especializada.

Advogado responsável : Cassiano Fraga Vasconcelos.
Telefones: 031- 88996797
031- 96690168